quinta-feira, 20 de novembro de 2014

(Gminas) Árvores frutíferas retiradas para construção do terminal urbano serão replantadas pelo Governo Municipal

Deu início na tarde desta terça-feira, 30, a retirada das árvores frutíferas, em sua maioria jabuticabeiras e mangueiras, localizadas no terreno adquirido pela Prefeitura de Guaxupé para a construção do Terminal Urbano Municipal e Intermunicipal. A ação foi autorizada e está sendo acompanhada de perto pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Conselho de Desenvolvimento e Meio Ambiente e Polícia Militar do Meio Ambiente. A expectativa é de que estas mesmas árvores possam ser replantada na área de preservação localizada ao longo do córrego.
No dia 25 de setembro o CODEMA realizou uma reunião onde por unanimidade decidiu pela liberação da retirada das 20 árvores, sendo 19 de espécie frutífera e 01 exótica de origem não brasileira. A autorização foi concedida tendo em vista que na área não existe nenhuma espécie nativa.
Ainda foi sugerido pelo Conselho de Meio Ambiente o replantio das jabuticabeiras na encosta do córrego, numa área de preservação. Neste instante, o Governo Municipal está com a equipe da Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente buscando a viabilidade, dependendo de empresa especializada neste tipo de serviço, bem como do valor e orçamento disponível. Caso não seja possível o replantio das mesmas, novas árvores serão plantadas.
É importante frisar que mesmo as árvores sendo frutíferas e assim não dependendo de autorização de órgãos ambientais para o seu corte, o Governo Municipal tomou todas as decisões de acordo com sugestões e propostas do CODEMA e Polícia Militar Ambiental, evitando qualquer prejuízo ao meio ambiente.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guaxupé


Postado por Gminas em: Meio Ambiente - 30/09/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário