quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Crenças & Culturas: Espiritismo

Não há como dizer, sem ao menos conhecer e entender. Por isso o guaxupeano espírita João Tadeu Silva escreve para nós neste artigo da série Crenças & Culturas. Abordaremos esse mês sobre o Espiritismo e Evolução e sua relação com a natureza. Agora em janeiro completou-se 154 anos que o Livro dos Médiuns de Allan Kardec foi lançado, e 14 décadas em que lançado foi o Livro dos Espíritos em sua primeira tradução no Brasil.


Ficheiro:Allan Kardec L'Illustration 10 avril 1869.jpg

                   Allan Kardec L'Illustration 10 avril 1869


  Allan Kardec era o pseudônimo do pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail. Ele fundou uma doutrina que alia ciência, filosofia e religião, buscando a melhor compreensão não apenas do universo tangível (científico), mas também do universo a esse transcendente (religião)¹.



Meio Ambiente


 O que hoje vem acontecendo é o desequilíbrio da Humanidade, a falta de amor a Deus, a falta de conhecimento do próprio corpo, quando vemos criaturas destruindo-o por vaidade, pelo louco desejo de gozar a vida.

É bom saber que, com a aproximação da transformação do planeta para de regeneração, os homens encarnados viverão mais e, para que seus corpos envelheçam menos, vários avanços científicos ocorrerão.

A flora, inocente como os homens, respira o ar da parte física do planeta e também vive dos fluidos e das energias dos corpos humanos. Existe uma permuta. O corpo do homem ajuda nas várias espécies da Natureza e hoje existem aqueles que muitas vezes dizem-se defensores do meio ambiente, mas vivem poluindo tudo por onde passam.

Tudo o que está nos mundos físico e espiritual pertence a Deus e lá se encontra para ajudar uns aos outros. Tudo o que rodeia o homem está-lhe fazendo companhia, e ele os imanta de bons fluidos ou de miasmas pesados da destruição.

Toda a Terra tem sua aura de proteção, como também todos os países são protegidos. Se não cuidarmos da Natureza, logo o mundo estará tão quente, e outros lugares tão frios, que o homem não saberá o que fazer. Os ecologistas têm de sair em campanhas de alerta e não se importarem se são poucos. Se o homem não cuidar daquilo que o rodeia, logo teremos as mais estranhas doenças.

A violência contra a Natureza se refletirá nas criaturas humanas através das mais estranhas doenças.

O perigo dos agrotóxicos, os males que eles vêm causando aos trabalhadores rurais: transtornos psiquiátricos, ansiedade e depressão, que muitas vezes os levam ao suicídio. São intoxicações agudas por herbicidas e inseticidas. O Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxico por hectare no mundo.

Muitas vezes o homem, mesmo alertado, não toma as devidas precauções e ingere alimentos sem o mínimo cuidado, e esses venenos podem causar-lhe transtornos psiquiátricos.

Por que, Senhor, colocaste os animais, os vegetais e os minerais junto a nós, homens?

E ele responderá: “Porque entre vocês existe uma permuta, um compõe a vida do outro.” Se estudarmos melhor o corpo humano, saberemos que ele é constituído dos mesmos elementos do dos beija-flores, do das plantas, etc.

Não esqueça que a vibração do planeta está precária. Muitos dos encarnados estão poluindo a aura da Terra, por isso ela pode sofrer alguns abalos e cataclismos, os chamados “castigo de Deus” pregados pelos hebreus.

Veja o clima do planeta. A cada dia vários lugares, antes de temperatura elevada estão sofrendo com o frio. Com a poluição, logo em muitas regiões dar-se-ão chuvas ácidas, que muito mal causarão à agricultura e também ao ser humano. Com a falta de respeito à Natureza, por ganância, o homem está destruindo a flora, o desmatamento desenfreado ocorre sem um controle mundial e logo as cidades sofrerão com a invasão dos animais silvestres, que virão para as zonas urbanas em busca de alimento e com eles chegarão as doenças, pois tudo tem de obedecer a uma disciplina inviolável: as leis da Natureza.

O desequilíbrio de um afeta muitos outros. Somos seres que possuímos a individualidade, mas não fomos criados para viver sozinhos. Mesmo quem vive isolado em uma floresta tem junto a si os irmãos dos reinos da Natureza, uns servindo aos outros, por isso ninguém tem o direito de destruir nada, somente o de construir para o progresso do planeta. Infelizmente, o homem não dá valor aos seus companheiros de evolução e sem eles o homem perece. Deus nos oferece o livre arbítrio, mas ai daquele que abusar dessa liberdade para destruir.



Hoje o ser humano está agredindo cada vez mais o meio ambiente, não só jogando detritos, como também através da poluição mental do ódio e da sexualidade irresponsável, e tudo o que compõe o mundo físico tem de viver harmoniosamente.

Hoje, o planeta sofre essa agressão do seu povo: a falta de moralidade, a ganância, a falta de amor, as corrupções, e tudo, em ação magnética, vai atingindo a aura do nosso amado planeta azul. Preparamo-nos não só para o trabalho contra as drogas, como também de auxílio a grandes tragédias climáticas que atingirão o planeta, e o homem materialista.

O globo está sofrendo um aquecimento, não estão conseguindo reduzir as emissões de gases do efeito estufa. Se essas emissões continuarem aumentando, podem iniciar uma série de fatos desagradáveis. Se as mudanças climáticas prosseguirem, logo teremos o aumento do nível dos oceanos e o derretimento de gelo da Antártida. O calor tem aumentado nos oceanos, levando ao desequilíbrio energético mundial, algo que vem preocupando a espiritualidade, porque todo esse desequilíbrio está sendo causado pelo encarnados.

As energias vibratórias da humanidade atual não estão entrando em sintonia com o planeta Terra, que está evoluindo para chegar a planeta regenerado.

Nosso planeta azul, está ficando negro, coberto de vibrações negativas da falta de moralidade, da falta de justiça, da falta de respeito de um povo para com o outro, pela falta de humildade.

Porque não querem acreditar que a Natureza, o meio ambiente seja mais forte que todas as potências do mundo. E eles serão surpreendidos, mas, junto à surpresa, virá a perda de várias criaturas.

Deus, cuja Casa é o infinito, a imensidade, envia a Sua luz e o Seu poder para todas as Suas criaturas. A aura de Deus é infinita, por isso Sua presença está em todas as partes, o seu Espírito está em todos os lugares, não pela divisão do mesmo, sem pela luz que Dele parte em direção a todas as Suas moradas.


Ilustração do Filme "Nosso Lar" - Colônia Espiritual


Vimos cientistas espirituais resguardando a camada de ozônio de maneira divina. Eram cientistas espirituais conhecedores das leis da Natureza. Eles, que tão bem conhecem o planeta, usavam métodos que não agrediam o ozônio da atmosfera, só assim a Terra é protegida. Sim, os espíritos têm de recordar que os fluidos magnéticos de cada ser têm poderes para construir ou destruir.

Como podemos protegê-la?

Com amor, paz e dignidade, o que hoje está faltando no mundo. O meio ambiente está sendo agredido não só por gases poluentes, porém ainda mais pelas mentes pervertidas de alguns encarnados.

A Terra está precisando de amor e de dignidade e esse é o único lema do espiritismo: educar o homem, torná-lo melhor.

A Doutrina tudo esclarece e, quando nós a compreendemos, conscientizamo-nos de que os dois mundos caminham paralelos e que não é diferente a vida dos Espíritos à das almas encarnadas, que todos temos obrigações intransferíveis e devemo-nos respeitar uns aos outros. A Doutrina nos revela a bondade de Deus e coloca a Natureza como nossa companheira de evolução.

É da Natureza que o Espírito retira os elementos para cada reencarnação e esses elementos ainda estão no seu corpo perispiritual e continuam sendo mantidos pelos elementos dos reinos que compõem também o mundo espiritual, onde vivem os Espíritos.





João Tadeu Silva, 
baseado no livro Cabana de Sonhos de Luiz Sérgio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário