quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Crenças & Culturas: Cristianismo

Hoje é a data mais conhecida em todo mundo a mencionar Jesus Cristo.
E para abrir a série Crenças & Culturas: o CRISTIANISMO - a crença religiosa com mais adeptos dentre todas, mesmo com seus perfis diversos. 
Esse espaço vem apresentar, discutir e debater os fundamentos religiosos e culturais relacionando à natureza.
É fato: seu modo de ver a realidade, molda seu comportamento - inclusive diante da natureza. 
Acompanhe! Sugira! Comente!




No princípio criou Deus o céu e a terra
(Gênesis 1:1)

    A começar pela passagem mais citada de toda a bíblia, já define que a crença cristã entende a natureza como uma criação, sujeita ao Criador.
    A Bíblia tradicional é uma compilação de livros considerados autênticos -  espiritual e arqueologicamente considerando (exemplo, os manuscritos do Mar Morto). A maior parte dos registros aqui citados se encontram também na Torá judaica.
    O Cristianismo, conhecido assim pela pessoa de Jesus Cristo é definida como a religião com mais adeptos no mundo: cerca de 2,2 bilhões - cada vez mais crescente e de perfis diversos.

O PROPÓSITO DA NATUREZA

     Em toda a Bíblia relatos considerados científicos são escassos e pontuais - um pouco ali um outro lá - a maioria dos relatos são considerados morais. A  Bíblia é fundamentada pela natureza originada de um ato de criação.
    A criação é narrada brevemente em Gênesis, realizada em sete dias literais (“e no dia quarto"- dia = do hebraico yôm =  manhã e tarde - a partir da lexicografia).
    A Terra de alguma forma já existia no princípio do relato (sustentando a ideia de ter bilhões de anos) pois ela era “sem forma e vazia” e foi sendo moldada. É narrado que separou a porção de terra seca, das águas - em Geologia, considerada a Pangéia. Houveram a criação do dia e da noite, do Sol e da lua e dos luminares e da separação da luz e das trevas.
    E a cada etapa, o Deus Jeová conceituava considerando aquilo bom.



OS SERES VIVOS

Quando surgem os vegetais (primeiramente) e depois os animais é ordenado para que a terra e as águas os produzam:

“E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie...” (Gênesis 1:11)  “E a terra produziu...” (Gênesis 1:12)

“E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.
E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.
” (Gênesis 1:19-20)

    Só esses dois trechos dão suporte tanto para a criação quanto para a evolução, porém segundo a sua espécie e não indefinidamente. A terra e as águas foram ordenadas a produzí-los. E detalhe, animais de alma vivente. Sim! Segundo a Bíblia os animais têm alma (segundo a versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel)! E segundo o livro de Eclesiastes escrito pelo rei Salomão: 

"Porque o que acontece aos filhos dos homens, isso mesmo também acontece aos animais; a mesma coisa lhes acontece. Como morre um, assim morre o outro. Todos têm o mesmo fôlego, e nenhuma vantagem têm os homens sobre os animais. Tudo é vaidade 
Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó.”

(Eclesiastes 3.19-20).

    E ainda questiona!

"Quem sabe se o fôlego dos filhos dos homens sobe para cima e que o fôlego dos animais desce para baixo"?
(Eclesiastes 3.21).

COSMOVISÃO DEFINE COMPORTAMENTO: ECOLOGIA


    Segundo, para os cristãos a Palavra de Deus, hierarquiza o ser humano como a coroa da criação com o sopro em suas narinas, o concedendo vida. E determinando que ele nomeasse todas as criaturas. E pensa-se que determinou também dominação e sujeição. Porém  em Gênesis 1:28, costuma-se ver o versículo traduzido desta forma: “E Deus os abençoou e lhes disse: sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.”. A palavra dominai é traduzida do hebraico “yirdu” que na verdade significa “desça” - se fosse no sentido de dominar o autor teria escrito “shalthanhon” ou “mashel” que é um governar de forma benévola mas é escrito com “yirdu”: descer. O que aparece nesse versículo como “sujeitai-a” é a palavra “kibshah”, que significa preservar. Fosse de fato a intenção do autor transmitir a idéia de “sujeitar” ele teria empregado a palavra “hichriach”.
    A tradução literal, e não personalizada, mais próxima do original é “E abençoou-os Deus e lhes disse Deus: fecundem-se, tornem-se muitos, encham a terra e preservem-na; e desçam para (a condição dos) peixes do mar, e para as aves dos céus e para todo animal que rasteja sobre a terra”.


O DESEQUILÍBRIO AMBIENTAL

    Essa condição harmônica entrou em conflito quando o primeiro casal da humanidade desobedeceu ao Criador, ao serem induzidos ao erro com permissão desse Deus (Jeová). Comeram o tal fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, dando abertura para os sacrifícios e o mal. Os animais não  foram mais considerados apenas mantimentos (em função ecológica)  passaram a ser sacrificados para roupas, alimentos entre outras utilidades pois ficar no perfeito Jardim do Éden (a plenitude espiritual), não era mais permitido. O casal ser humano modelo, sem defeitos, passou a ser defeituoso (apenas carnal) e modelo genético corrompido de toda a humanidade. Nisso passaram a fazer parte as doenças, as crises, a poluição, entre outros.

FAUNA E FLORA


dinossauros na bíblia

    Os animais servirem de alimentos só ocorreu mesmo após o dilúvio, quando a vegetação ficou escassa. E depois disso, até os últimos relatos bíblicos cerca de 2000 anos atrás sujeitavam os animais e se for assim, até os dias de hoje. Jesus mesmo se alimentava de peixes e em diversas passagens há sacrifícios de animais, inclusive para celebrações. E a exploração da flora e da fauna (biomas e florestas) só é crescente.
    O dilúvio, segundo a Bíblia, foi uma catástrofe provocada pelo próprio Deus, reservando a vida aos que se arrependesse de desobedecê-lO. Nesse grupo ficou a família de Noé com um casal de cada animal. Esse grupo de humanos teria dado origem a toda população mundial atual, cada casal indo para uma região a partir do monte Ararat (Turquia). Os animais atuais seriam descendentes dos animais noéticos também e não diretamente do Jardim do Éden. Entre os animais extintos estariam muitos dos dinossauros, insetos e plantas gigantes. Alguns cristãos defendem que a extinção deles deve-se à proteção de uma humanidade e natureza, hoje mais fragilizadas. O pesquisador cristão informa mais sobre eles pois na Bíblia sagrada existem algumas palavras e referências usadas que possivelmente descrevem os animais dinossauros.

CATÁSTROFES

Além do dilúvio houveram, as Escrituras relatam diversas catástrofes.  Mas o que causa isso segundo ela, pode ser surpresa para muitos leitores:

“Eu formo a luz, e crio as trevas; faço a paz, e crio o mal; eu sou Jeová que faço todas estas coisas.”
(Isaías 45:7)
Entenda melhor esse versículo em Doutrinas Bíblicas

Porém também está escrito logo depois:

Destilai, ó céus, dessas alturas, e as nuvens chovam justiça; abra-se a terra, e produza a salvação, e ao mesmo tempo frutifique a justiça; eu, o Senhor, as criei.
(Isaías 45:8)

    A pior de todas as catástrofes está prevista em profecias no antigo testamento e no novo testamento. O antigo e o novo são separados pelo nascimento de Jesus Cristo registram ter sido há 2014 anos. Por exemplo, no livro de Apocalipse (quer dizer "Revelação"),  prevê que o mundo será tomado por tragédias, fortes desequilíbrios ambientais e será tomado por fogo e chamas (destacando o elemento enxofre). Em Apocalipse  há profecias em que mencionam pragas, cavaleiros carregados de desgraças, guerras e opressão a se cumprirem nos últimos tempos causados por seres espirituais e também pela humanidade - tudo com a permissão de Jeová.

CONFLITOS SOCIAIS


    A visão cristã trata sobre os conflitos sociais também, essa passagem explica:


“E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes, cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia.”
(Romanos 1.28-31)

FUTURO

   A criação sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa de quem sujeitou aguarda em ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus (Romanos 8:19-22). Esse filhos de Deus foram os justificados pelo sangue de Jesus (1 Coríntios 6:11), e esses justos herdarão a nova Terra (Salmo 37:9,29). A Bíblia garante que haverão novos céus e nova terra onde habitará justiça com o retorno de Jesus Cristo (2 Pedro 3:13). Afirmando que destruirá os que destroem a terra (Apocalipse 11:18). 
   Há a promessa:

“A própria vaca e a ursa pastarão; juntas se deitarão as suas crias. E até mesmo o leão comerá palha como o touro. E a criança de peito há de brincar sobre a toca da naja; e a criança desmamada porá realmente sua própria mão sobre a fresta de luz da cobra venenosa. Não se fará dano, nem se causará ruína em todo o meu santo monte; porque a terra há de encher-se do conhecimento de Jeová assim como as águas cobrem o próprio mar.” — Isaías 11:6-9.






A Série Crenças & Culturas continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário